blog

Dentro da minha mochila

O kit

O kit

Apaixonado por fotografia, somente pude ter acesso a minha primeira DSLR no final de 2011. Por indicação de um amigo experiente comprei uma Canon 600D com a lente do kit, a 18-55mm f/3.5-5.6.

Li muito e aprendi a dominar a câmera que me foi muito útil naquele começo. Logo depois comprei uma Canon 50mm f/1.8 que é, definitivamente, uma excelente lente por um preço justo. Os resultados obtidos até hoje me surpreendem. Minha segunda câmera foi a Canon 60D com a lente do kit, a Canon 18-135mm f/3.5-5.6. Esta lente é muito versátil por seu intervalo de zoom, que serve para inúmeros propósitos.

Em 2013 estava com a intenção de comprar a Canon 70D mas, depois de muita pesquisa, optei pela mudança de marca e fui para a Nikon. Comprei a Nikon D7100 com a lente Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6 e a também excelente Nikkor 35mm f/1.8G. Pouco tempo depois adicionei à coleção a Nikkor 50mm f/1.4G. Minha última aquisição foi o Flash Speedlight AF SB-700, ferramenta necessária para ambientes com pouca luz e para preenchimento. Particularmente só uso para fotografar produtos ou eventos; em viagens normalmente não sinto necessidade do flash, mesmo levando comigo sempre.

Nas viagens, meus equipamentos me ajudam a registrar o que há de melhor pelos lindos lugares que passei. Apesar de que, são lentes consideradas simples e de baixo custo, os resultados obtidos foram extraordinários.

Para carregar minha câmera e acessórios necessários uso a bolsa da Manfrotto, a Unica V Messenger Black, que possui compartimentos especiais para notebook, tripé e câmera, com divisor removível. Ela proporciona uma rápida movimentação para retirar a câmera e guardá-la novamente e é, seguramente, uma das mais resistentes que já usei.

Estável, o tripé que uso é o Manfrotto MKC3-H01, que serve tanto para fotos como para vídeos. Infelizmente ele não foi feito para a bolsa que uso, então, quando quero carregá-lo, tenho que "desarmá-lo" para caber no compartimento apropriado.

Carrego duas baterias extras modelo EN-EL15 para a Nikon D7100 e o carregador modelo Nikon MH-25, além de oito baterias recarregáveis AA para o flash e seu carregador próprio.

Tenho somente dois filtros, um polar e outro UV, mas confesso que uso muito pouco.

Para manter tudo isso limpo carrego os seguintes itens: lens pen (excelente para limpar as lentes), power blower, cotton swabs e cleaning liquid (para limpeza de sensor quando necessário) e cleaning cloth (para limpeza geral na máquina).

Levo comigo o muito valioso Victorinox Rescue Tool, um canivete suíço usado pelos bombeiros com diversas funções para eventuais necessidades. Também carrego o iPhone 5C com o carregador e o Nikon WU1A wireless mobile adapter, que facilita o processo de transferência das imagens para o celular ou o iPad e para compartilhamento nas redes sociais.