Orientação de Projetos Fotográficos

Você tem um projeto fotográfico documental e/ou de fotojornalismo? Não tem nenhum projeto? Este workshop é para você. O que este workshop fará é ajuda-lo a perseguir a sua visão, a encontrar histórias e desenvolvê-la até que ela ganhe voz.

 

Objetivos do workshop

Orientação de Projetos (novos ou em andamento);

O objetivo é ajudar os(as) participantes a desenvolverem ou encontrarem ideias, estrutura-las e desenvolvê-las antes de efetivamente ir a campo fotografar.

Leitura de Portfólio

Os encontros promovidos pelo workshop irá permitir que os(as) participantes possam compartilhar seu portfólio e/ou um trabalho que esteja em desenvolvimento com o facilitador e com os colegas, para que novas percepções sejam adotadas e descartadas aquelas que não possuem força suficiente para seguir adiante.

 

Recomendações

Graças à evolução da tecnologia, qualquer pessoa que testemunhe um evento importante tem condições de produzir uma imagem de qualidade com seu celular e vendê-la instantaneamente para jornais e revistas – é o que se chama de jornalismo colaborativo. Assim, o que faz um profissional da fotografia se destacar hoje em dia é sua habilidade de criar narrativas fotográficas longas e aprofundadas, que tragam maior reflexão sobre determinado tema. Para produzir esse tipo de trabalho é necessário planejamento, pesquisa, e muito tempo em campo.

Conheci o fotógrafo Marcio Pimenta quando estava preparando uma edição especial sobre a crise hídrica para a revista National Geographic Brasil. Marcio me apresentou sua reportagem fotográfica sobre a cidade paulista de Ilha Solteira. Projetada em torno de uma usina hidrelétrica, Ilha Solteira teve todas suas atividades econômicas afetadas pela estiagem. O turismo, a indústria da pesca, o cotidiano dos moradores, a própria hidrelétrica – uma das maiores do país, tudo ricamente documentado pelas lentes do fotógrafo, uma narrativa pronta para fazer parte da revista. Desde então acompanho os trabalhos do fotógrafo, e acredito que esse workshop seja uma ótima oportunidade de se conhecer a arte das narrativas visuais.

Cristina Veit, editora de fotografia
 

Ter feito o workshop do Marcio Pimenta foi um investimento que deu muito certo, pois mexeu muito com a minha forma de lidar com a fotografia, permitindo que eu enxergasse um leque maior de possibilidades das coisas que posso fazer, não com o equipamento mais avançado mas sim aquilo que torna a fotografia única: o fator humano. O workshop me deu gás para trabalhar em novos campos, caçando possibilidades e pescando as oportunidades, permitindo que eu olhasse para as mais diversas histórias interessantes que existe ao meu redor.

Para aqueles que querem crescer criativamente, é uma oportunidade fantástica entender como as narrativas funcionam no contexto da fotografia e como abordar esta metodologia no seu campo de trabalho.

Adalto Silva



Mesmo a minha atuação fotográfica profissional sendo na área de eventos, achei interessante participar do WS do Marcio por já reconhecer a atitude que o trabalho fotojornalístico dele traz, e me identificar com essa maneira documental de fotografar. Então, quando soube da realização do WS aqui em Salvador, não tive dúvida de que seria um momento de pegar dicas e aplicar ao meu trabalho.. Além disso, acredito que ele foi muito feliz em fazer uma turma reduzida, pois todo WS lhe permite conhecer novas pessoas e experiências, e acredito que a proximidade entre todos pôde trazer novas ideias, aspirações, e inspirações para cada um. E, por último, a escolha do Estúdio Lukas Cravo como local foi essencial para o ambiente respirar pura fotografia! Valeu, e valeria novamente, participar dessa experiência com um cara muito bacana, e ouvir cada história da sua fotografia.
Bruno Topázio
 
"Um workshop de fotografia que vai muito além do óbvio, no qual o foco é aprender a pensar sobre histórias e a forma como contá-las. Muitos de nós sabemos fotografar, mas mostrar uma realidade de forma coerente e diferente não é algo que praticamos sempre. Márcio nos ensina sobre tudo isso de uma forma leve, didática e com respeito. E o melhor, nos faz sentir capaz. É só querer, ter faro curioso e estudar muito pra fazer um trabalho de qualidade. Pra mim , o worshop foi um divisor de águas: não penso mais fotografia da mesma forma.”
Kalina Aires, Campina Grande (PB)
 
"Fiz o curso do Pimenta pela curiosidade de conhecê-lo, um  super fotógrafo que eu admirava e  não esperava que fosse mudar minha forma de pensar e fotografar. Não importa o tipo de fotografia que você faz, ele vai te desafiar a criar e, certamente, novos projetos surgirão espontaneamente. As informações ficarão na sua cabeça por semanas e uma coisa eu garanto: sua organização e planejamento jamais serão os mesmos!”
Imara Queiroz, Campina Grande (PB)
 

"Quando resolvi fazer o workshop queria aprender como ter a ideia, planejar e organizar um tema para fotografar, pois não tinha tema algum. O curso me orientou através de um delineamento com fazer para criar uma narrativa fotográfica. Através da orientação sensível de Marcio Pimenta aprendi a organizar de forma prática as minhas fotos e daí surgiram narrativas e novos temas e projetos. Saí do curso sabendo como posso elaborar melhor um projeto fotográfico e quais passos seguir o que me deu muito mais segurança. O curso me ofereceu ferramentas para buscar minhas próprias pautas e dar andamento as minhas ideias. Recomendo muitíssimo tanto para aqueles que tenham projetos e necessitem de orientação quanto aos que não tem tema algum e podem descobrir um caminho seguir."

Pattricia Pitombo 

 

REQUISITOS

  • 1. O(a) fotógrafo(a) já deve possuir experiência (não necessariamente com fotojornalismo);
  • 2. Para o primeiro dia de workshop deverá levar de 10 a 20 fotografias impressas ou digitais (JPG);
  • 3. Ter um projeto em andamento ou uma ideia de um novo projeto que gostaria de começar, Se não tem idéia, você irá encontra-la no workshop.

 

PRÓXIMAS TURMAS

Turma 1
10, 11 e 12 de Julho

Segunda, dia 10/07 das 19:30 as 22:00
Terça, dia 11/07 das 19:30 as 22:00
Quarta, dia 12/07 das 19:30 as 22:00

Local a ser definido.

 

Investimento

R$ 549,00 até o dia 16/06
R$ 598,00 após 16/06

Vagas Limitadas

 

 

Facilitadores

Marcio Pimenta

Marcio Pimenta

Marcio Pimenta trabalha sobre assuntos humanitários e desastres naturais para revistas e jornais como National Geographic, Rolling Stone, The Guardian, El País, GlobalPost, BBC, etc.

Uiler Costa

Uiler Costa

Uiler Costa é fotógrafo especializado em paisagem e fotografia aérea. entre os seus clientes estão empresas internacionais como booking.com, skyscanner.com, microsoft.


Caso tenha interesse em participar inscreva-se aqui: 

CONTATOS


E-mail: info@uiler.com / marpimenta@mac.com