Orientação de Projetos Fotográficos

Você tem um projeto fotográfico documental e/ou de fotojornalismo? Ainda não tem nenhum projeto mas gostaria de criar um? Este workshop é para você, pois contribuirá para que você possa perseguir a sua visão, encontre histórias e as desenvolva até que elas ganhem voz.

 

Objetivos do workshop

Orientação de Projetos (novos ou em andamento);

O objetivo é ajudar os participantes a desenvolverem ou encontrarem ideias e estruturá-las antes de, efetivamente, ir a campo para fotografar. 


Análise de Portfólio

Os encontros promovidos pelo workshop permitirão que os participantes compartilhem seus portfólios e/ou um trabalho que esteja em desenvolvimento entre os colegas e os facilitadores, para que novas percepções sejam adotadas e para que sejam descartadas aquelas que não possuem força suficiente para seguir adiante.

Análise de referências

Durante o workshop serão apresentadas referências de projetos fotográficos que tenham aspectos similares àqueles propostos por cada participante, no intuito de avaliar potencialidades e oportunidades. Também serão apresentadas referências bibliográficas consagradas e serão indicados fotógrafos renomados cujos trabalhos possam servir de inspiração para cada um dos projetos fotográficos discutidos no workshop.

 

REQUISITOS

1. O participante deve possuir experiência prévia na área de fotografia (não necessariamente com fotojornalismo);

2. Para o primeiro dia de workshop, o participante deverá levar entre dez a vinte fotografias em formato impresso ou digital (JPG);

3. Recomenda-se que o participante tenha um projeto em andamento ou uma ideia de um projeto que gostaria de começar. Este item não é um requisito propriamente dito; se a ideia ainda não existir, ela será construída ao longo do workshop.

 

Recomendações

“Graças à evolução da tecnologia, qualquer pessoa que testemunhe um evento importante tem condições de produzir uma imagem de qualidade com seu celular e vendê-la instantaneamente para jornais e revistas – é o que se chama de jornalismo colaborativo. Assim, o que faz um profissional da fotografia se destacar hoje em dia é sua habilidade de criar narrativas fotográficas longas e aprofundadas, que tragam maior reflexão sobre determinado tema. Para produzir esse tipo de trabalho é necessário planejamento, pesquisa e muito tempo em campo. Conheci o fotógrafo Márcio Pimenta quando estava preparando uma edição especial sobre a crise hídrica para a revista National Geographic Brasil. Márcio me apresentou sua reportagem fotográfica sobre a cidade paulista de Ilha Solteira. Projetada em torno de uma usina hidrelétrica, Ilha Solteira teve todas suas atividades econômicas afetadas pela estiagem. O turismo, a indústria da pesca, o cotidiano dos moradores, a própria hidrelétrica – uma das maiores do país, tudo ricamente documentado pelas lentes do fotógrafo, uma narrativa pronta para fazer parte da revista. Desde então acompanho os trabalhos do fotógrafo e acredito que esse workshop seja uma ótima oportunidade de se conhecer a arte das narrativas visuais.”

Cristina Veit, editora de fotografia
 

 “Ter feito o workshop do Márcio Pimenta foi um investimento que deu certo, pois mexeu muito com a minha forma de lidar com a fotografia, permitindo que eu enxergasse um leque maior de possibilidades acerca das coisas que posso fazer, não com o equipamento mais avançado mas sim com aquilo que torna a fotografia algo único: o fator humano. O workshop me deu estímulo para trabalhar em novos campos, caçando possibilidades e pescando as oportunidades, permitindo que eu olhasse para as mais diversas histórias interessantes que existem ao meu redor. Para aqueles que querem crescer criativamente, é uma oportunidade fantástica para entender como as narrativas funcionam no contexto da fotografia e como abordar esta metodologia no seu campo de trabalho.”

Adalto Silva


“Mesmo a minha atuação fotográfica profissional sendo na área de eventos, achei interessante participar do workshop de Márcio Pimenta por já reconhecer a atitude que o trabalho fotojornalístico dele traz e me identificar com essa maneira documental de fotografar. Então, quando soube da realização do workshop aqui em Salvador, não tive dúvida de que seria um momento de pegar dicas e aplicar ao meu trabalho. Além disso, acredito que foi muito bom o fato de que a turma era reduzida, pois todo workshop nos permite conhecer novas pessoas e experiências e acredito que a proximidade entre todos pôde trazer novas ideias, aspirações e inspirações para cada um. Valeu, e valeria novamente, participar dessa experiência com um cara muito bacana, e ouvir cada história da sua fotografia.”

Bruno Topázio
 

 “Um workshop de fotografia que vai muito além do óbvio, no qual o foco é aprender a pensar sobre histórias e a forma como contá-las. Muitos de nós sabemos fotografar, mas mostrar uma realidade de forma coerente e diferente não é algo que praticamos sempre. Márcio nos ensina sobre tudo isso de uma forma leve, didática e com respeito. E o melhor, nos faz sentir capaz. É só querer, ter faro curioso e estudar muito pra fazer um trabalho de qualidade. Pra mim o worshop foi um divisor de águas: não penso mais fotografia da mesma forma.”

Kalina Aires, Campina Grande (PB)
 

“Fiz o curso de Márcio Pimenta pela curiosidade de conhecer um super fotógrafo que eu admirava, mas não esperava que fosse mudar minha forma de pensar e fotografar. Não importa o tipo de fotografia que você faz; ele vai te desafiar a criar e, certamente, novos projetos surgirão espontaneamente. As informações ficarão na sua cabeça por semanas e uma coisa eu garanto: sua organização e planejamento jamais serão os mesmos!”

Imara Queiroz, Campina Grande (PB)
 

“Quando resolvi fazer o workshop queria aprender a como ter uma ideia e planejar e organizar um tema para fotografar, pois não tinha tema algum. O curso me orientou sobre como fazer para criar uma narrativa fotográfica. Através da orientação sensível de Marcio Pimenta aprendi a organizar de forma prática as minhas fotos e, a partir daí, surgiram narrativas e novos temas e projetos. Saí do curso sabendo como posso elaborar melhor um projeto fotográfico e quais passos seguir, o que me deu muito mais segurança. O curso me ofereceu ferramentas para buscar minhas próprias pautas e dar andamento às minhas ideias. Recomendo muitíssimo, tanto para aqueles que tenham projetos e que necessitem de orientação quanto aos que não tem tema algum e podem descobrir um caminho seguir.”

Pattricia Pitombo 

A fotografia é fantástica e apaixonante e Uiler consegue transmitir isso e aflorar a nossa sensibilidade e interesse a cada aula, com sua dedicação, paciência e seu conhecimento.  Ele tem ânsia por ensinar tudo aquilo que sabe e mostrar sempre as melhores referências do mundo, seja na fotografia, na pós-produção ou na organização e impressão do trabalho! Agradeço a ele por me mostrar esse mundo encantador da fotografia de uma forma tão leve e ao mesmo tempo sólida. Obrigada!”

Catharina Carvalho
 

"Uiler abriu minha visão para o que é o mundo da fotografia, literalmente. Não quero ser uma fotógrafa comum, o comum todo mundo faz. Com seu jeito didático de passar o conteúdo, com os livros e materiais que me incentivou a ler e com suas inúmeras referências de profissionais renomados por todo o mundo que me mostrou, fui expandindo meus conhecimentos e minhas referências.  O curso, além de ensinar sobre a fotografia, incentiva a pesquisa, a leitura e o crescimento constante. Ensina na prática como é a fotografia e mostra como ser um profissional melhor. Cabe a cada um se dedicar e por em prática o que aprendeu. Obrigada, Uiler, por partilhar seu conhecimento de uma forma tão generosa, por fazer seus alunos serem mais do que imaginavam que pudessem ser, como fotógrafos e como pessoas.”

Isolda Macedo
 

 "Obrigado, Uiler!!! Graças a você pude aprender como expressar momentos importantes da vida por meio das fotografias! Estou muito feliz pelo resultado alcançado nesse meu primeiro passo. Pretendo buscar aprender sempre daqui pra frente!"

Bruno Cerqueira

"Eu sempre gostei muito de fotografia, mas não tinha conhecimento técnico e nem sabia por onde começar. Quando procurei o curso, queria entender como poderia tirar fotos mais bonitas, vivas, com mais expressão do que aquelas que eu via em sites, redes sociais e campanhas publicitárias. Queria aprender sobre os aspectos técnicos da fotografia, saber para que serviam e como utilizar as funções da minha câmera, saber como configurá-la para cada tipo de situação e o que significavam todas aquelas coisas como ISO, fotômetro, diafragma, obturador. Fiz um curso excelente e conheci um profissional/amigo, que fez questão de esclarecer todas as dúvidas. O fato de existirem aulas externas e workshops com profissionais consagrados me proporcionou vivenciar o que é e como funciona o meio da fotografia. Isso enriquece demais! O resultado está sendo fantástico. Hoje, muito mais que um hobby, a fotografia faz parte do meu dia a dia. Estou ingressando em um mercado que sempre tive vontade de conhecer e trabalhar. O curso funcionou, perfeitamente, como uma porta de entrada, porque conheci profissionais, aprendi técnicas, estudei (continuo estudando muito) e fui atrás de um sonho que está se tornando minha realidade. Para quem estiver interessado, eu diria que não espere o tempo passar!"

Antônio Chequer
 

"Finalizamos o curso básico de fotografia com o mestre Uiler!! Foram 3 semanas de aula e hoje existem dois momentos fotográficos em minha vida... As fotos do antes e do “agora em diante”! É impressionante a diferença que a informação e o conhecimento fazem... Ótimo professor, Uiler não esconde segredos!! Faz questão de ensinar a técnica e a mágica de forma objetiva e prática, além de gostar muito de ver os resultados e o progresso de seus alunos. Foram muitas horas agradáveis, onde pude aprender também um pouco mais sobre as maravilhas da fotografia."

Alexandre Machado
 

"Também fiquei muito satisfeita com a aula, pois foi possível ver resultados já no primeiro dia tanto pra mim quanto para os outros alunos. Agradeço muito a paciência e disponibilidade de Uiler Costa Santos em nos ensinar, com uma didática realmente muito boa. Dá pra sentir sua empolgação e dedicação pela fotografia e nos faz querer aprender cada vez mais".

Ana Carolina Corneau
 

"Uiler é mais que um professor, é um mentor... Além de saber o que faz, tem a enorme capacidade de te fazer se apaixonar não apenas por fotografar mas por todo o processo que é acionar o botão ao criar uma excelente fotografia. Você aprende os pilares da fotografia e será estimulado o tempo inteiro a buscar, pesquisar e se aperfeiçoar nesta profissão que se você pretender pode virar arte. Existem muitos fotógrafos que ensinam mas Uiler faz mais que ensinar – ele te faz ser agente do seu processo, estimulando todo o tempo o seu aprendizado."

Pattricia Pitombo

"Todas as pessoas se inspiram em algo ou alguém. E Uiler se tornou uma inspiração para mim pela sua dedicação às pessoas e sua boa vontade de ajudar sempre. A todos que me perguntam, eu o indico, pois sei o quanto ele me incentivou, ensinou e o quanto ele é excelente no que faz. Obrigado, Uiler!"

João Regis Novaes

 

 

 

PRÓXIMAS TURMAS

Turma 1
25 e 26 de setembro

 

Investimento

R$ 500,00

Vagas Limitadas

 

Local

Av. Luis Viana 6312
Salvador - BA

 

Facilitadores

Marcio Pimenta

Marcio Pimenta

Márcio Pimenta é fotógrafo profissional especializado em documentários e viagens, com base em Curitiba, Paraná. Antes de se tornar fotógrafo em 2012, cursou um doutorado em Relações Internacionais na Universidade de Santiago do Chile e viajou para diversos países da Europa e América Latina, pesquisando temas de imigração e refugiados, migração interna e conflitos e paz entre governos locais. Trabalha como free lance para jornais e revistas, ONGs internacionais e clientes corporativos e seu trabalho já foi publicado por meios de comunicação como National Geographic, Rolling Stone, The Guardian e BBC, dentre outros.

Uiler Costa

Uiler Costa

Uiler Costa é fotógrafo profissional especializado em viagens e paisagens, com base em Salvador, Bahia. Formado em Design Gráfico e em Produção Multimídia, descobriu que sua paixão era a fotografia e hoje presta serviço para grandes empresas do setor de turismo, inclusive internacionais. É autor do blog Experiências Fotográficas, por meio do qual compartilha dicas de fotografia e viagens, e é colunista convidado do Iphoto Channel,  blog americano Crated e do blog português Fotografia DG. Já teve trabalhos premiados e expostos no Brasil e nos Estados Unidos e acredita que todos podem aprender a fotografar com arte, para registrar os momentos mais importantes da vida.


Caso tenha interesse em participar inscreva-se aqui: 

CONTATOS


E-mail: info@uiler.com / marpimenta@mac.com