Workshop - Antropologia Visual

Quantas vezes você deixou de fazer retratos incríveis simplesmente por não saber como aproximar-se de um desconhecido e pedir uma foto?
Você sente dificuldade em convencer um desconhecido a ser fotografado? Como fazer com que ele se interesse por o que você está fazendo a ponto que exista uma conexão evidente entre retratado e câmera?

Monumentos, paisagens famosas e pontos turísticos costumam levar toda a importância na hora de apresentar visualmente um país, mas nada melhor que pessoas para retratar o verdadeiro espírito de um local. Neste workshop você irá descobrir técnicas de abordagem a desconhecidos, a pesquisar locais a serem explorados com base na antropologia visual, bem como contatar possíveis clientes para fazer seu trabalho fotográfico ir para frente.

 

Objetivos do workshop

Compartilhar diferentes formas de aproximação e abordagem de pessoas, povos e comunidades para obter registros fotográficos mais verdadeiros e naturais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O workshop está dividido em três etapas: 
 

ETAPA 1: PREPARAÇÃO

Nesta etapa do workshop você aprenderá a desenvolver a pesquisa necessária para definição de histórias, lugares e referências para construção do trabalho fotográfico. Também serão apresentados critérios para o planejamento do projeto, tais como a determinação do melhor período para fotografar, a programação de um roteiro, a escolha do local onde ficar e a seleção dos equipamentos necessários, dentre outros aspectos.

 

ETAPA 2: EM CAMPO

A segunda etapa é centrada na aproximação de pessoas, povos e comunidades que serão fotografados e no processo fotográfico propriamente dito. Serão abordados aspectos como a familiarização, a imersão social (como se integrar) e sobre como despertar o interesse dos retratados no processo fotográfico. 

O workshop tratará ainda da fotografia como instrumento de pesquisa - ou seja, entender e descrever o comportamento e espaço de uma determinada cultura ou região por meio de imagens.

 

ETAPA 3: WORKFLOW

A última etapa aborda as melhores praticas de gerenciamento dos registros enquanto você ainda estiver em campo. Também serão apresentadas formas de abordagem de clientes para publicação ou comercialização do trabalho fotográfico.

 

PRÓXIMAS TURMAS

Turma 1
27 a 29 de outubro

Horário - 19 as 22h

 

Investimento

Depósito - R$ 697,95
Banco do Brasil
Ana Caroline de Lima
Ag. 0264-x
Cc. 58351-0

Cartão (Paypal) - R$ 791,00

Taxa de cancelamento 30%

Vagas Limitadas. A matrícula só será confirmada após confirmação do pagamento. 

 

Local

Av. Luis Viana 6312. Paralela
Salvador Bahia

 

Facilitadores

Ana Caroline de Lima

Nascida em São Paulo, Ana Caroline de Lima é jornalista e fotógrafa documental e pós graduada em antropologia visual, cujo trabalho é focado na documentação de culturas, vilarejos e minorias étnicas, especialmente na América do Sul e Sudeste Asiático. Ana acredita que a imersão cultural é a palavra-chave na produção de registros documentais, motivo que a fez fotografar e viver com povos como os Rajasthani na Índia, os Quechua no Equador e Peru, Black H’Mong no Vietnã, Intha e Chin no Myanmar, além de comunidades indígenas, ciganas e campesinas no Brasil. Seu trabalho já foi premiado nacionalmente e internacionalmente e exposto em mais de 20 países, em lugares como Soho Museum, Palácio de Maldonado e Getty Gallery. Ana é membro do Photographic Museum of Humanity e do projeto Everyday Brasil e entre seus clientes estão a ONU e a Care International.

  • Site: www.antropologiavisual.com.br
  • Instagram: www.instagram.com/antropologiavisual
  • Facebook: www.facebook.com/aantropologiavisual

Uiler Costa

Uiler Costa é fotógrafo profissional especializado em viagens e paisagens, com base em Salvador, Bahia. Formado em Design Gráfico e em Produção Multimídia, descobriu que sua paixão era a fotografia e hoje presta serviço para grandes empresas do setor de turismo, inclusive internacionais. É autor do blog Experiências Fotográficas, por meio do qual compartilha dicas de fotografia e viagens, e é colunista convidado do Iphoto Channel,  blog americano Crated e do blog português Fotografia DG. Já teve trabalhos premiados e expostos no Brasil e nos Estados Unidos e acredita que todos podem aprender a fotografar com arte, para registrar os momentos mais importantes da vida.

 


 

  • Site: www.uiler.com
  • Instagram: www.instagram.com/uilercosta


Inscreva-se aqui para participar

CONTATOS


E-mail: anna.caroline@live.com / info@uiler.com